domingo, 11 de março de 2012

Pipoca: 1o Trailer de On The Road





Waltinho fez bonito de novo em outro road movie : fotografia linda, roteiro promissor, excelente elenco... Se repetir o que ele fez com Diarios de Motocicleta, ficarei eternamente feliz.

É outro livro clássico, outra adaptaçao complicada...Mas se o Copolla disse sim e ele tem paixão por este projeto, ponho fé. Prefiro mil vezes Diarios e Into the Wild como livros, mas On The Road é um classico beat e tem seu mérito (que encontro boa parte super valorizada).

 
Adorei a voz do Salt dada por Sam Riley, Garret Hedlund está muito bem como o inconsequente Dean, Kristen Stewart está divina como Marylou e tem a chance de se livrar do esteriótipo de Twi e voltar aos filmes indies...Agora é esperar junho!




quinta-feira, 8 de março de 2012

Cover to Cover: "Diário de Anne Frank" ( Het Achterhuis )





"Quando escrevo, sinto um alivio, a minha dor desaparece, a coragem volta... Ao escrever sei esclarecer tudo - os meus pensamentos, os meus ideais, as minhas fantasias". 


Lembro-me da minha mãe passando este para que eu o lesse, era 1989 e o livro tinha o nome da minha prima Jamili na folha de rosto, e não era bem este... Era a versão antiga, em capa branca com  fontes vermelhas e uma foto da Anne mais jovem.

 Eu o li  sentindo-me a própria Kitty, a confidente de Anne..Seu Diario, seu escape. Eu o li sentindo toda as frustrações dela com os adultos, com seus desentendimentos com sua mãe, com seus amores impossíveis, sua admiração pelo seu pai, com seus sonhos, com o sentimento de não ser dona da sua vida, de se sentir incompreendida pelos outros, não querer estar ali... Eram os meus também. 
>

Focus: As máscaras que as mulheres ainda usam no seu Dia







Eu sei que muita gente escolhe o simbolo da Mulher Maravilha para nos representar no Dia das Mulheres. Eu prefiro a Mulher Gato.

A maioria das mulheres não nasce em berço de ouro, com descendencia real dentro de figuras mitologicas em sociedades perfeitas governadas apenas por mulheres,  nao tem super poderes, nao se sente bem correndo de shortinho, nem é heroína isolada sacra. #AveMaria

Em sua obra "Carmen" (que originou a ópera de Bizet), Merimeé escreveu sobre sua protagonista   "....Alors, suivant l'usage des femmes et des chats qui ne viennent pas quand on les appelle et qui viennent quand on ne les appelle pas, elle est venue..."  [Agora, como é o costume das mulheres e gatos que nao vem quando sao chamados e vem quando chamados nao sao... Ela veio...]  Muitos interpretam como petulância, rebeldia, ingratidão...Outros vem como independência, liberdade e personalidade. Gosto disso. Como sao mal julgados e  substimados mulheres e gatos pelo veu da ignorancia... Mas nem por todos. Nem por todos.

A Psicologia já identificou mulheres sofrendo de Síndrome de Mulher-Maravilha, acumulando varias jornadas e papeis, culpas e medos. Não, não somos perfeitas. Nem inferiores. Não somos santas nem anjos caídos como a Literatura romântica tanto gostou de preconizar, sem entender que somos apenas seres humanos. Seres humanos complexos.

Tudo bem, que da mesma maneira que a Mulher Maravilha, a Mulher Gato foi criada por um bando de comics nerds reprimidos que exageraram nas medidas, e nos fetiches S&M, entre cordas e chicotes, são bem caricatas (mas quem não é em comics? Sungas sobre leggings? Really?). Todavia dentre suas limitaçoes, sao mulheres iconicas, fortes referencias e classicas personagens em um mundo masculino.
>